segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pela Europa, de mochila

Keith Wright, considerado o mochileiro mais velho do mundo com 95 anos de idade...
Fofo demais, né?!


Não é a primeira vez que abordo o assunto aqui no VCE. A primeira vez já tem um bom tempo. Aliás, se quiser dar uma olhadinha, basta clicar aqui. Entretanto, o tema é super discutido, e mochilar, como está comprovado na imagem, é antes de qualquer coisa um estilo de viajar e não necessariamente uma forma econômica e exclusiva da moçada na faixa dos 20.

Viajar de mochila requer planejamento, cuidados, não precisa ser na base da loucura e do improviso. Enfim... E acredito que pela minha experiência, vira e mexe alguém me pede alguma dica por email, pessoalmente, no blog, no facebook... E eu adoooooro palpitar em viagem alheia.

Um domingo desses, tava de bobeira navegando pela net, de repente chega um email pra mim, super simpático de um leitor do blog, o Bernardo, de Araxá - MG, me pedindo algumas informações e dicas prá viagem dele. O papo foi fluindo (via email) e de repente, eu percebi que tinha ali, naquela troca de mensagens, praticamente, um post pronto sobre o assunto. E que as dúvidas do Bernardo, certamente eram as dúvidas de muita gente. Daí pedi permissão pra ele prá divulgar a nossa conversa, ele prontamente aceitou. Obrigada, Bernardo!

Bom, segue o resultado do nosso "chat". Tenho certeza que vai ser útil prá muita gente, tomara que prá você também.


Esse da foto é o Bernardo, que inspirou este post... 
Aproveito a oportunidade para agradecê-lo.


B = Oi Diana, tudo bom?
Estou aqui porque estava agora mesmo no seu blog! Você está de parabéns! É muito bom mesmo, e você com certeza está ajudando muitas pessoas com ele.

D= Obrigada... ;-) Fico super feliz em saber...

B = Sem dúvidas! Tô indo pra Europa muito mais tranquilo agora! =D. Então, em dezembro eu farei o meu primeiro mochilão para a Europa! Vou ficar 16 dias e vou passar por Portugal, Suíça, Alemanha, Holanda e Bélgica. Já que é minha primeira viagem, tenho MUITAS dúvidas, sendo que algumas delas estão me deixando um pouco preocupado! E eu gostaria muito que você me ajudasse!

D = Vamos la... Bacana seu roteiro, diferente, ainda mais pra um primeiro mochilão...

B = É! Na verdade nem fui eu que escolhi esse roteiro! Minha prima está no Porto fazendo parte da graduação dela (Tradução, na UFU), e ela me chamou pra fazer esse Mochilão com ela! Da hora né?! 
Bem, pra começar, eu sei que eu não preciso de visto, porque eu vou ficar menos de 90 dias lá, mas essa questão sobre a imigração está me intrigando um pouco. Eu li as informações no seu blog, mas eu ainda tenho algumas dúvidas. Primeiro: meu 1º destino é Portugal; porém, eu vou de AirFrance; ou seja, meu voo faz conexão em Paris. Aí, aquelas regras sobre imigração, e dicas e etc, eu tenho que fazer com relação à França ou com relação a Portugal? Eu nunca fiz conexão internacional assim, então eu não sei como eu devo proceder. Por exemplo, eu já fiz minha reserva em um Hostel em Porto, mas então eu não preciso fazer reservas na França também não, né? 
Segundo: eu vou fazer a maioria do meu itinerário dentro da Europa de avião. Aí, eu vou precisar passar por toda essa burocracia de imigração em cada país que eu chegar, mesmo se eles estão dentro do espaço Schengen? (Por exemplo, quando eu for da Alemanha para a Holanda, eu vou ter que comprovar renda na Holanda, mostrar reserva de hospedagem etc etc etc tudo de novo? Ou isso acontece só quando a pessoa chega na Europa vindo de outro país?)

D = É isso aí, nada de visto mesmo. Vc só faz uma simples conexão, na França, em Paris, mas a imigração é lá, só lá. SE te pedirem algum documento, mostre sua passagem, o cartão de embarque da conexão (que vc ja vai receber desde o Brasil) de Paris para o Porto (o voo é prá Porto mesmo? ).... Enfim, mostre a passagem, o cartão  o comprovante do hostel no seu destino (nada de hostel em Paris, pra que, se vc não vai ficar la???, seu cartão de credito (ou débito) tipo esses VTMs (sabe o que é???), os Euros em especie, os bilhetes aéreos dos outros trechos, outros comprovantes de reserva que vc tiver dos outros hostels, se tiver, enfim... tudo isso prova q vc só vai fazer um rolé. MUITO importante: seguro saúde com cobertura de no minimo EUR 30 mil. Se precisar de ajuda, coloco a minha agencia a disposição pra te orientar quanto a isso. Toda essa burocracia, como vc diz.... (né nada, é rapidim)... é só em Paris. Depois "cabou". Isso só acontece quando vc chega a primeira vez no espaço europeu vindo de outro continente. Ou qd vc vai pra Inglaterra, que é mais chatinha... Não é o seu caso...

B = Beleza! (Não, o voo é pra Lisboa. Eu vou pra Porto de ônibus ou de trem!) Ahhh, entendi! Nossa... eu tava achando que a imigração ia acontecer em Lisboa! Então vai acontecer só em Paris! Então eu tenho que seguir as especificidades dos franceses né... :/ Mas pelo que vc me falou, não tem erro! Ou seja, em Paris, na conexão, eu vou mostrar minhas hospedagens em PORTO, já que este é o meu primeiro destino propriamente dito, certo? Mas como vc disse, eu vou levar todo o resto mesmo, e isso pode ajudar.
Agora me surgiu mais uma dúvida aqui: eu não reservei hostel em Lisboa, porque a minha intenção é chegar em Lisboa e pegar o primeiro trem/ônibus pra Porto (que é onde minha prima vai estar me esperando). Mas a minha conexão é Paris->Lisboa, e não Porto. Vc acha que tem a necessidade de reservar um hostel em Lisboa pra ajudar na imigração em Paris, ou só o de Porto tá bom? (Daí eu explico que eu vou de ônibus/trem pra Porto...)
Falando nisso, o que você sugere, ônibus ou trem de Lisboa pra Porto? E você acha que eu devo comprar essas passagens com antecedência?
É! Eu já comprei esse seguro com cobertura de 30 mil euros! Mas valeu!
Eu vou levar parte do meu dinheiro em espécie (vc sugere uma quantia mínima para se levar em espécie?!) e a outra parte em cartão de débito (Global Travel, da American Express - pré-pago); mas vou levar também um cartão de crédito para emergências.
Sim, esses VTMs são o Travel Money, né? Tipo, esse cartão de débito meu é um tipo de VTM?
Ai, que bom que essa "burocracia" é só quando eu entro na Europa! =D
Terceiro: a Suíça não faz parte do espaço Schengen, então eu devo seguir alguma especificidade nesse país com relação à documentação? 

D = Não. Tudo tranquilo. Mostre o passaporte, se eles pedirem. E vá de boa... Talvez nem peçam.

B = Ótimo! Mas eu queria muito receber o carimbo! ahhahaha Tem como pedir, se por acaso eles não derem de cara..? =D
Você acha que eu já levo a moeda da Suíça daqui do Brasil ou você acha melhor lá mesmo eu trocar Euros por Francos Suíços? 

D = Se vc for ficar mto tempo (tipo mais de 4, 5 dias), pode ser que valha a pena levar daqui. Mas lá é mto facil trocar Euros. Bom mesmo é levar o cartão VTM. É bem mais seguro e econômico.
Eu nunca levo... rsrs... Levo euros e precisando trocar, troco lá.

B = É... acho que eu vou levar em euros também e troco lá; porque meu cartão de débito é só em Euros! Talvez eu leve uns 50 francos suíços em espécie pra emergências... Eu estava pensando (já que na Suíça eu vou ficar é em Genebra, que fica bem na fronteira com a França) em ir conhecer a França em um dia; é fácil em termos "imigratórios" e "burocráticos"? Compensa?

D = Tudo depende. Se vc tiver com tempo, souber bem o que quer conhecer nessa região (eu não conheço, vc teria que se informar sobre o que com certeza tem de legal pra fazer nos arredores), nada impede.
Se pedirem passaporte, vc mostra, eles carimbam, e vc volta. Tudo muito simples. (Pelo menos é pra ser). Eu ja fiz isso (de estar perto de fronteiras) e atravessar, passar o dia, ou simplesmente algumas horas, e voltar. Nas fronteiras terrestres, na maioria das vezes, nem pedem nada, tudo mto simples. Mas por medida de segurança, tenha na sua mochila seus documentos comprovatorios, alem claro, do seu passaporte.
Só toma cuidado viu?! Pra nao perder, pra nao ser assaltado... Veja os posts sobre isso no blog e a dor de cabeça que pode dar, por isso todo cuidado é nada com seu passaporte.

B = Entendi! É... eu vou pesquisar! Pelo que eu tava vendo, a cidade maior mais perto é Lyon, e tem uns parques ecológicos bem famosos também (como o Mont Blanc!). Vou ver isso depois!
Vou tomar muito cuidado com meu passaporte, pode deixar! =DD 
Voltando ao assunto burocrático; eu vi no seu blog que para entrar por Portugal tem algumas necessidades como: passagem de ida e volta; seguro de viagem; comprovar uma certa quantia em euros por dia e a comprovação de hospedagem. Então, minha dúvida é o seguinte: como eu comprovo todas essas coisas? Simplesmente imprimindo as passagens da internet, as reservas dos hostels e pronto, é o suficiente pra eles "acreditarem" em mim?

D = Isso aí. Mas não é só em Portugal, é qualquer ponto de entrada na Europa... O seguro, vc tem um cartão ou a apólice nas mãos (eles tem como saber se é verdadeira facilmente), passagens, vc sempre tera os boarding passes que recebeu, vouchers, cartão, o dindim... É mto simples, tem erro nenhum.

B = Ótimo! 
E quanto ao dinheiro, se eu levar, além de um pouco de dinheiro vivo, um cartão de débito e um de crédito internacionais, é o suficiente? Tipo...como eles conseguem "averiguar" a validade, o saldo etc desses cartões?

D = Se você inspirar dúvidas neles MEEEESMO.... rsrsrs (eles teriam razões para isso???), eles tem como ver sim... QQ maquineta internacional mostra se vc tem limite de uma certa quantidade. É facil passar pra ver... Se eles tentarem debitar EUR 1000,00 (exemplo) e nao passar, daí tentam EUR 200,00 e não aprova, vc tá frito. Entao, tenha o limite mesmo ou em especie. No caso do VTM, tem um extrato ne, com o saldo inicial da sua recarga. Pelo que vc me disse, nao se arrisque nessa viagem com menos de EUR 1500,00 ok?! E se possivel tenha limite no cartao de credito para emergencias.


B = Não! Não tenho por que inspirar dúvidas! ahahahahah Ainda bem! Entendi... sim, ao todo, em espécie + cartão de débito (fora o limite do cartão de crédito) eu devo levar essa quantia mais ou menos mesmo! Tipo... essa quantia é AO TODO mesmo, né? Não precisa ser inteira em dinheiro vivo não, né?
Se vc quiser acrescentar alguma dica, sugestão etc, mesmo que não tenham nada a ver com as minhas perguntas, fique à vontade, por favor!

D = Relaxa, fale sempre a verdade, leve todos esses documentos de forma organizada, tipo, dentro de uma pastinha arquivo, dessas sanfonadas, que vc poe etiquetas. Vc coloca uma etiqueta para passagens, outra para cartões de embarque, seguro, vouchers de cada lugar (se der), tipo, uma etiquera pra Portugal, outra Holanda, Belgica, Alemanha, etc.. Saiba como usar seu seguro, que numero discar, leve uma minuta do roteiro que pretende seguir, mesmo que em Português, tudo isso facilita mto... 

B = Muito bom! Adorei a dica da pasta sanfonada! Vou comprar uma amanhã! hahaha =D
Diana, desculpe por essas várias perguntas, mas é porque eu estou bem perdido mesmo!


D = Sem problemas, se tiver mais duvidas, pode mandar mais. Alias, adorei suas perguntas e podem ser uteis pra varias pessoas. Vou fazer um post com suas duvida elas. Posso publicar seu nome e cidade? Se vc quiser ficar anonimo, tudo bem, coloco nome ficticio e outra cidade. Se vc nao se importar, me manda uma foto sua (se quiser claro) e depois, manda da viagem, pra gente ilustrar... Do mesmo jeito que to te ajudando é legal ajudar outras pessoas.

B = Claro, pode sim! Vou te mandar uma foto minha e pode usar meu nome também, sem problemas! Também acho que essas dúvidas podem ser de muitas outras pessoas também, e se pode ajudá-las, eu fico muito feliz!
Depois que eu voltar, eu te mando as coisas sobre a viagem! Fotos, etc etc!

Abraço, Diana! MUITO OBRIGADO mais uma vez!
A gente vai se falando! 
Segue em anexo minha foto! (eu tô com um monte de gente, aí vc me recorta! ahhaha)

==============================================

Gente... Foi super bacana esse papo com o Bernardo, e as dúvidas dele foram fantásticas. Espero que vocês aproveitem também.

Bjo tchau e até o próximo!





 






Um comentário:

Bernardo Guimarães disse...

Imagina, Diana! É um prazer contribuir com o blog!
Abraços