quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ceará, Praia da Requenguela, onde o mar desaparece (?)


Hoje de manhã, vi uma reportagem sobre essa praia no Bom Dia Brasil!!! Achei tão interessante, que pensei: vou blogar sobre esse lugar. Já estive aí uma vez, há mais de 10 anos e confesso que nem lembrava mais... Deu uma vontade de voltaaar...

Bom... a paisagem é conhecida! Quem já esteve nas praias do Ceará reconhece de primeira. A foto acima só pode ser de praia cearense. E é! O pedacinho de paraíso em questão fica a mais de 200 km da capital, Fortaleza (quase na divisa com o Rio Grande do Norte), na Costa do Sol Nascente. A estrada prá chegar não é muito boa (pode levar mais de 4 horas), mas como vale à pena. O município é Icapuí, rodeado de praias lindas, mas uma em especial, de nome engraçado (Requenguela) tem uma curiosidade.

Requenguela - Icapuí/CE


O mar só aparece algumas (poucas) horas por dia, quando a maré se enche. E dura pouco. Cerca de três horinhas e já vai embora de novo (quando a maré baixa). O fenômeno é tão curioso, que muita gente vai até a Requenguela só pra ver. E se você pensa que os pescadores acham ruim, estão requenguelamente enganados: enquanto a maioria dos pescadores vão para o mar, aqui, o mar vem até os pescadores. Basta deixar os barcos ancorados na areia, que quando o mar vem, enche tudo. Eles pescam, durante 3 horas, e depois é só esperar o mar ir embora... rsrsrs... Simples assim!

Bom, se você quer conhecer de perto, esta é só uma curiosidade... Mas o litoral do Ceará tem muito mais... e a região de Icapuí nem se fala. Prá se hospedar, a gente sugere um hotelzinho tudo de bom, o Hotel Casa do Mar. Olha que nome mais sugestivo! O site é http://www.hotelcasadomar.com.br/ e tem até um bangalô com piscina privativa em torno e espelho d’água no seu interior (no estilo do Nannai, em Porto de Galinhas). 

Animou?!?! Bjs e até o próximo post.

Ah... Me sigam no twitter.... @viajarcomestilo. Noticias e dicas quentinhas, saindo do forno, diariamente...

Nenhum comentário: