sábado, 11 de abril de 2009

Brasil para todos: guia turístico reúne roteiros para portadores de deficiência

Um guia turístico reuniu roteiros em dez capitais onde os acessos são facilitados a portadores de deficiência física. O objetivo é fazer com que, para eles, viajar pelo Brasil deixe de ser uma tarefa difícil. Segundo a autora do guia, Andrea Schwarz, cada vez que ela desembarcava em um aeroporto, ela não sabia o que vou encontraria, fato que a motivou a começar organizar o seu trabalho.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 30 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Para eles, viajar pelo Brasil ainda é uma aventura arriscada. Mas, apesar das dificuldades, Andrea e o marido nunca desistiram de fazer as malas e pegar a estrada. Foi das viagens que surgiu a idéia de fazer um guia turístico para pessoas com deficiência. O guia vem com o papel de transformação social. Ele vem também pra informar as pessoas com deficiência e também quem não tem deficiência sobre as necessidades específicas dessas pessoas.


No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont, passou no teste. Para sair dali de cadeira de rodas, Andrea embarcou num táxi adaptado. Em toda a cidade, no entanto, há apenas 20 carros desse tipo. No Pão de Açúcar, outro ponto turístico carioca, a 400 metros de altura, a autora do guia chegou de elevador e, depois, usou uma plataforma móvel.

Já para subir aos pés do Cristo Redentor, só de escada rolante. A tarefa ficou mais fácil com a ajuda de um funcionário. “É uma sensação de que você está voando, não importa se você anda, se você não anda, você está vivendo como todo mundo”, diz Andrea.

O guia “Brasil para todos” inclui dez cidades brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, a arte pode ser apreciada na pinacoteca do estado por deficientes visuais com a ajuda de um catálogo da exposição em braile e um áudio-guia. Com o guia, muitas pessoas que antes ficariam em casa por não terem informação de que existem locais acessíveis, agora podem ter acesso à arte e cultura.
O guia não será vendido, mas já está disponível na internet, no site http://www.brasilparatodos.com.br/. Além disso, oito mil cópias serão distribuídas para pessoas com deficiência e instituições. Super iniciativa: prá tirar o chapéu.
Fonte: Vi no Bom dia Brasil, na Globo!



Nenhum comentário: